Método SMART: um caminho para avaliar e alcançar suas metas
Há vários momentos em nossas vidas em que estipulamos metas e prometemos a nós mesmos algumas mudanças. Dois destes momentos são muito comuns: a virada de ano e o aniversário. Talvez já seja até parte da tradição de alguns prometerem uma série de novidades e transformações nestas épocas, porém, da mesma forma que tais promessas são feitas, são também abandonas ao longo dos dias.
Pode até ser que haja de fato um desejo genuíno de mudança e de alcançar tais metas, mas é muito comum que as mesmas nunca sejam cumpridas e a lista refeita.
O método SMART busca servir de auxílio para avaliar suas metas, se elas tem ou não chances de serem alcançadas e quanto tempo podem demorar a fim de evitar esforços que não trarão resultados.
Ele consiste em analisar cinco variáveis representadas pelas letras SMART.
S – Específica: especificar em que lugar e momento você está exatamente. A partir disto, onde, como e quando você quer realizar o planejamento necessário para alcançar sua meta. Auxilia a não se sentir perdido em relação ao que deve ser feito.
M – Mensurável: encontrar uma forma de colocar em números sua meta, de medi-la. Quanto tempo quero gastar? Quanto quero ganhar ou perder? etc.
A – Atingível: sua meta deve ser atingível para não se tornar algo impossível e, consequentemente, te desanimar. Que seja possível, capaz de ser feita e que você se sinta merecedor de que ela aconteça.
R – Relevante: algo que faça sentido para você, a fim de que você não perca o ânimo e acabe desistindo.
T – Temporizável: calcular por quanto tempo você acredita que levará para alcançar sua meta, para conseguir se planejar e não criar expectativas que não condizem com a realidade.
Ter metas é algo positivo, pois nos colocam em movimento e nos dão um motivo para partir para a ação, além de ajudar a deixar a procrastinação de lado. Não desanime!