Dicas para adaptar a residência de alguém com Doença de Alzheimer
É sabido que o Alzheimer é o tipo de demência mais comum na população idosa e que receber tal diagnóstico traz grande sofrimento para o paciente e sua família, sobretudo, devido às mudanças que tal quadro impõe.
Faz-se necessário, então, realizar algumas adaptações na casa deste paciente com o intuito de trazer benefícios, conforto e segurança a este público.
Como é de conhecimento da maioria das pessoas, o Alzheimer afeta bastante a memória do paciente, de modo que ambientes antes tidos como seguros e familiar podem se transformar em lugares que trazem confusão ao indivíduo. Pensando nisto, uma dica comum dada pelos profissionais envolve a orientação dentro de casa.
Com a evolução da doença alguns pacientes podem se perder dentro da própria casa. Para tanto, colocar por escrito o nome dos cômodos na porta pode ser uma solução. Outra opção parecida é a de colar fotografias ou desenhos na entrada de cada cômodo que identifique o lugar, por exemplo, a foto da pessoa que usa o quarto logo na entrada ou um desenho de um vaso sanitário na porta do banheiro.
As memórias do passado são as últimas a se perderem e, por isso, trazer lembranças por meio de objetos que evoquem estas recordações também pode ser benéfico. Embora a pessoa possa não se lembrar de tais eventos, o sentimento pode estar preservado. Sendo assim, fotos de pessoas queridas, viagens realizadas e objetos que carregam história espalhados pela casa podem trazer a sensação de identificação e conforto.
A respeito da orientação temporal um relógio grande e visível também pode ser um elemento que contribua. Chamar atenção e mostrar o horário do almoço, jantar e outras atividades, criando uma rotina, oferece mais segurança para o paciente. Do mesmo modo, um calendário grande permite maior orientação, mostrando ao idoso pela manhã o dia em que estamos e à noite riscando o dia que acabou.
Evite que o paciente permaneça no escuro, mesmo que seja o quarto dele. Faça uso de um abajur ou alguma luz mais fraca que permita o idoso se locomover com maior segurança caso necessite durante a noite.
Não deixe portas abertas ou chaves ao alcance do paciente, pois há chances de sair de casa ou se atrapalhar com alguma fechadura e se tranque.
Lembre-se que o Alzheimer afeta a memória e que muitas vezes a agitação, ansiedade e agressividade do paciente podem estar relacionadas ao ambiente e a sensação de estar deslocado e frustrado. A casa deve ser familiar ao paciente e proporcionar a sensação de bem-estar e acolhimento.