A importância de ter um sentido e propósito
A vida é uma caminhada cheia de altos, baixos e variáveis nas quais não temos nenhuma ingerência. Vivemos diariamente uma guerra de esforços em nossas rotinas e se perdemos ou não temos um sentido nisso, se a vida se resume a isso, adoecemos.
Não é incomum o relato de pessoas com um quadro depressivo ou ansioso, que descrevem justamente a falta de um sentido, de uma motivação real que atribua significado a toda força empregada para manutenção do dia a dia. Afinal, gerenciar papéis como profissional, provedor, filho, marido, pai, acadêmico, amigo e a pressão inevitável decorrente deles, não é uma tarefa fácil, assim como a busca por um sentido, também não é.
O sentido nos traz uma visão mais clara do porquê lutar todos os dias; está relacionado aos teus valores, aos aprendizados na infância e no decorrer da vida, a princípios inegociáveis aprendidos com pessoas que você admira ou admirou, com referências.
O propósito é o que você vai fazer para exercer o teu sentido de vida. É uma motivação, relacionada aos seus desejos. Pode ser algo que você exerce, sem querer ou não, mas que te traz uma enorme satisfação. Te ajuda a se sentir você, autêntica e legitimamente você.
Adoraria ter um passo a passo, uma fórmula matemática que pudesse ser descrita, aplicada e facilmente chegasse a um resultado para a construção de sentido e propósito na vida das pessoas. Mas há questões que não podem ser conduzidas de maneira simplista. Entretanto, o intuito do texto é provocar reflexões que auxiliem na atribuição de significado, façam o dia a dia leve e a caminhada da rotina mais bonita.