Como fazer meu namorado(a) mudar por mim?
Por mais que a sociedade evolua, que os meios de comunicação assumam a velocidade da luz, que as distâncias físicas sejam superadas a qualquer momento, que a globalização e o desenvolvimento sejam uma avalanche ininterrupta, algumas coisas não mudam, como por exemplo, o desafio que é se relacionar.
Durante os atendimentos com casais, percebo a intensa expectativa que as pessoas têm de fazer “aquilo” funcionar. O desejo de ser amar e ser amado, segue quase unânime e imutável.
Mas infelizmente, junto com esse desejo há também uma série de fantasias que construímos e alimentamos ao longo de nossas vidas. A ideia de que nosso parceiro precisa mudar por nós, nada mais é que investir em um projeto falido, sem chance de outro resultado, a não ser o fracasso.
As pessoas são capazes de grandes mudanças, porém, um princípio fundamental para isso acontecer, é que a mudança precisa fazer sentido para ela e não para o outro. Mudanças que não fazem sentido não se concretizam, não se sustentam ao longo do tempo. Por isso, é comum as relações se fragilizarem, as pessoas se frustrarem, se decepcionarem, quando esperam que outro tenha uma mudança que faz sentido apenas para você mesmo.