Dicas para evitar o pensamento ruminante
O pensamento do tipo ruminante diz respeito àquelas ideias e conteúdos, geralmente referentes ao passado, que sempre retornam para nossa mente. São imagens, acontecimentos e conceitos que voltam sem parar e nos causam incômodo, sendo até um ingrediente na perpetuação da depressão.
O pensamento ruminante geralmente vem acompanhado de culpa e de questionamentos do tipo: “por que isto está acontecendo comigo?”, “eu deveria ter agido de outra forma para estar melhor hoje”, “se tivesse feito tal coisa o resultado seria outro” etc. O ponto é que este tipo de pensamento não só não resolve a questão como reforça ainda mais o sentimento ruim de revisitar acontecimento que já passaram, além de consumir sua energia e aos poucos crescer e dominar ainda mais sua mente.
Por isso se faz necessário lutar contra estes pensamentos ao invés de alimentá-los. Assim, aqui estão algumas dicas de como tentar ir contra estas ideias:
- Manter-se ocupado: manter o corpo e a mente ocupados com algo externo pode ser benéfico, uma vez que vai estar envolvido com algo e não ter espaço para ruminar. Podem ser atividades domésticas, ouvir música, conversar com alguém ou mesmo dar um passeio.
- Realizar exercícios físicos: exercícios ajudam a espairecer a mente e a focar sua atenção em outra atividade. Liberam hormônios, melhoram a autoestima, possibilitam conhecer pessoas, entre outras coisas. Fazer exercícios de manhã ou durante o dia é recomendável para que não atrapalhe seu sono.
- Passar tempo fora de casa: quando estamos fora de casa e acompanhados tendemos a ter menos pensamentos ruminantes do que quando sozinhos. Se, por exemplo, sabe que tem ideias que te incomodam em determinado horário do dia, tente programar algo para este horário.
- Libertar seus pensamentos: tente não se prender aos pensamentos negativos, em vez disto, tente observá-los, permita que eles venham e vão como ondas do mar, sem se prender a eles. Não os alimente ou tente encontrar respostas para as perguntas que trazem, apenas tente deixá-los ir da mesma forma que vieram.
- Redirecione sua atenção: observe para o que você tem permanecido atento. Tente se concentrar em coisas menos negativas
- Questione seus pensamentos: encare os pensamentos com certa crítica, questionando sua veracidade. Reflita se são de fato verdadeiros, importantes, se valem a pena a sua atenção. Pode ser um caminho para enfraquecê-los.
Todas estas dicas envolvem treinamento e certa paciência, pode ser que mesmo fazendo alguma atividade você perceba que está ruminando alguma ideia. Caso aconteça não desista nem se sinta mal, mas observe o que você está pensando quando faz algo, esteja consciente de suas ações para, assim, ter mais domínio sobre seus pensamentos.