Quando é TOC e quando é mania?
O TOC, transtorno obsessivo-compulsivo, é um quadro psiquiátrico já conhecido pela população em geral e associado, principalmente, a comportamentos repetitivos e “manias” de modo que não é raro algumas pessoas se questionarem se o que elas tem são manias ou, de fato, algo que caracterize um transtorno. É comum ouvir pessoas dizendo, ainda que em forma de brincadeira, que elas tem TOC devido a algumas atitudes como querer tudo limpo e arrumado ou se incomodar com um quadro torto na parede. Neste texto, vamos tentar de forma breve diferenciar quando se trata de TOC e quando se trata de mania.
Em primeiro lugar, é necessário entender que o termo obsessivo-compulsivo diz respeito ao fato de, neste transtorno, existir uma obsessão que condiz com pensamentos ou imagens que invadem a mente do indivíduo de forma persistente causando sofrimento. Já a compulsão é o ato encontrado pelo sujeito para buscar alívio deste conteúdo indesejado. No TOC o ato de lavar as mãos inúmeras vezes ou não tolerar algo desalinhado se relaciona com a tentativa de buscar alívio para essas obsessões e ansiedade. Os comportamentos são sem sentido, buscam evitar sofrimento e de forma geral são irrealistas, pois o que um quadro alinhado na parede irá prevenir? O tempo gasto com tais comportamentos é excessivo a pessoa perde sua liberdade além de ter prejuízos em sua vida cotidiana e em seus relacionamentos.
Já a mania diz respeito a atitudes repetitivas e ligadas a algo que valorizamos, por exemplo, gostar da casa limpa e arrumada. Ela não está no nível patológico, pois não traz sofrimento. Tem um sentido e propósito definido e o tempo gasto com a atividade é compatível com a tarefa, não é excessivo. A pessoa gosta de fazer tal prática e sente-se bem com isso, não se sente obrigada a repetir diversas vezes a fim de se sentir aliviada de algum tipo de pensamento que invade sua mente. Não possui, portanto, prejuízos em seu cotidiano; não está relacionada a alguma angústia.
Se você tem dúvidas se seu comportamento possa estar relacionado ao TOC tente observar se há algum tipo de pensamento ou medo por trás de tal prática, e busque fazer tal atividade de outro modo ou não fazê-la, percebendo como isso te afeta, a fim de ficar mais claro o poder que tal comportamento tem em seu cotidiano.