Quarentena e isolamento em tempos de COVID-19
Entenda os impactos e a importância do contato social virtual.
A pandemia do Coronavírus é uma realidade que tem causado diversos impactos sociais. O COVID-19 é um vírus de alta transmissibilidade, que causa quadros respiratórios e que podem evoluir de forma grave em uma porcentagem dos infectados. Além de hábitos de higiene (lavar as mãos, evitar contato das mãos com o rosto sem desinfectar), é recomendada a evitação do contato social (WHO, 2020).
Como medida de proteção e ausência de vacinas / medicamentos, diversos governos estabeleceram o fechamento de comércios e a quarentena (isolamento) como estratégia para diminuir o ritmo de transmissão. O isolamento social é uma medida importante para o momento atual, mas essa situação causa efeitos psicológicos importantes.
De acordo com o Modelo de neurociência social, nosso cérebro evoluiu para nos colocar num estado de autopreservação quando estamos sem assistência. Existem diversos efeitos cerebrais e comportamentos , são eles: (Cacciopo; Capitanio; Cacioppo, 2014).
Aumento de sensibilidade a ameaças sociais com aumento de ansiedade, hostilidade e distanciamento social para evitar riscos; aumento de fragmentação de sono para evitar ataques; aumento de atividade cardíaca, sistema de estresse hormonal, alterações genéticas e na imunidade para lidar com possíveis ataques que vão acontecer; tendência a retomar hábitos e comportamentos que eram hábitos mais antigos; aumento de sintomas depressivos (possivelmente com função de sinalizar aos membros da comunidade a necessidade de interações sociais.
Esses mecanismos têm uma excelente funcionalidade no curto prazo, mas não são muito efetivos no longo prazo, pois causam impactos negativos para a função cerebral. Esses padrões comportamentais podem causar sofrimento psicológico intenso nas pessoas colocadas nessa situação.
Considerando que existe uma incerteza da extensão de tempo que a quarentena durará, é fundamental manter contato social virtualmente. Opções como as redes sociais e aplicativos de videoconferência são excelentes possibilidades para manter o contato com pessoas relevantes e que faziam parte do seu contexto social, e dessa forma minimizar a probabilidade de ter impactos comportamentais e até mesmo cerebrais causadas pelo isolamento social.
Bibliografia
Cacioppo, S., Capitanio, J. P., & Cacioppo, J. T. (2014). Toward a neurology of loneliness. Psychological bulletin, 140(6), 1464. https://doi.org/10.1037/0882-7974.21.1.140
World Health Organization. Coronavirus Disease (COVID-19) Pandemic. 2020. Disponível em: <https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019>