Quando buscar o pronto-socorro psiquiátrico?
O cuidado com nossa saúde mental é tão importante quanto a nossa saúde física. Em algumas doenças clínicas, pode ser necessário a busca pelo pronto-socorro; na saúde mental, isto não é diferente.
É importante reconhecermos quando enfrentamos uma situação que demanda uma intervenção imediata. Abaixo, estão algumas das principais situações que levam à busca de atendimento imediato:
- Pensamentos de morte ou autoagressão agudos
- Crises de ansiedades intensas e de difícil controle
- Piora grave de sintomas psiquiátricos já estabelecidos
- Comportamento agitado ou agressivo
- Perda do contato com realidade – percepção falsas da realidade, como percepções irreais (ex.: ouvir vozes, ver vultos) ou crenças irreais (ex.: estar sendo perseguido)
- Episódios de mania (humor eufórico, sem necessidade de dormir, agitação, aceleração), agitado, impulsivo) ou depressão graves
- Transtornos alimentares graves
- Abuso de substâncias com risco à vida – neste caso, frente a intoxicações ou abstinência grave, é importante a busca de serviços de emergência que possuam também recursos necessários para suporte clínico na fase aguda
Certamente, existem diversas outas situações que demandam atendimento em um ambiente de pronto-socorro. Na dúvida, busque um profissional de saúde para a devida orientação. Além disso, é importante conhecer os serviços de urgência e emergência próximos de sua região, então, busque conhecê-los.
A busca por ajuda é um passo corajoso e uma atitude de autocuidado. Não devemos negligenciar ou ligar com as dificuldades sozinhos. Portanto, não hesite em buscar ajuda no pronto-socorro mais próximo de sua região. A prevenção, diagnóstico e tratamento são essenciais para garantir uma qualidade de vida.