Qual a diferença entre ansiedade normal e patológica?
A ansiedade é caracterizada por preocupações excessivas, sensação de medo, antecipações negativas e sintomas somáticos como palpitações, sudorese, falta de ar e tremores.
Todas as pessoas vivenciam ansiedade em maior ou menor grau em algum momento de suas vidas e especialmente nos dias atuais, dado o contexto da pandemia, a ansiedade tem sido uma emoção muito comum entre as pessoas.
Até certo ponto, a ansiedade é considerada algo positivo, que aumenta a nossa performance e nos prepara para agir em algumas situações difíceis. Por exemplo, o medo de contrair coronavírus faz com que alguém se preocupe e utilize máscara ao sair de casa.
Quando a ansiedade passa a ocupar grande parte do tempo de uma pessoa, provocando uma repercussão importante na sua funcionalidade e gerando um sofrimento excessivo, ela é considerada patológica. As vivências podem ser as mesmas de uma pessoa que experimenta a ansiedade de forma pontual. Porém, na ansiedade patológica, a frequência dos episódios e a carga de sofrimento é muito maior.
A ansiedade normal não necessita de tratamento, pois é entendida como uma característica intrínseca dos seres humanos em situações pontuais de estresse e é útil para nos protegermos de eventuais ameaças. Já a ansiedade patológica precisa de tratamento e a mesma envolve o uso de medicações específicas, psicoterapia e técnicas de relaxamento.