Quais os sintomas de um ataque de pânico?
O ataque de pânico é um surto abrupto de intensa ansiedade, acompanhada do pressentimento de uma catástrofe iminente, que alcança seu pico em alguns minutos. Há uma sensação de medo muito forte e pessoa tem a impressão de que irá “perder o controle”, enlouquecer, ter um ataque cardíaco ou morrer.
Associado ao medo, aparecem sintomas físicos importantes, que podem acometer diversas partes do corpo.
O coração fica mais acelerado e a pessoa pode sentir palpitações; a respiração fica mais rápida e a pessoa pode ter a impressão de ter falta de ar, de estar sufocando ou asfixiando; há uma sensação de dor ou desconforto na região do tórax (por isso muitas pessoas têm a convicção de estão apresentando um infarto).
Além disso, a produção de suor aumenta e a pessoa transpira bastante; há tremores e abalos nos membros; a pessoa pode ficar nauseada e até chegar a vomitar, podendo ser acompanhado de desconforto abdominal; tontura, vertigem, sensação de desequilíbrio ou desmaio, podendo ser acompanhado de zumbido; formigamentos podem aparecer em diferentes áreas do corpo; dor de cabeça pode estar presente.
Em alguns casos a pessoa pode chorar ou gritar de maneira incontrolada, ter a sensação de que está vivendo algo irreal ou de que está afastada de si mesma.