QUAIS OS SINTOMAS ASSOCIADOS AO TDAH?
Já faz algum tempo que falamos sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e, sendo este um tema bastante frequente e capaz de gerar muitas dúvidas, vamos retomá-lo, na intenção de esclarecer os possíveis sinais e sintomas associados a este quadro.
Além da dificuldade na manutenção do foco atencional, agitação e impulsividade geralmente presentes (a depender do tipo de TDAH, desatento ou hiperativo), o indivíduo que carrega este diagnóstico pode ainda apresentar dificuldade em administrar tempo e dinheiro e comportamento desexecutivo, incluindo comprometimento no planejamento, antecipação e organização, além de prejuízo no controle inibitório.
O TDAH pode trazer também prejuízos nos relacionamentos interpessoais e na funcionalidade, levando em conta que podem agir por impulso e serem vistos como inadequados ou “sem noção”; podem chegar atrasados ou então cometerem erros por desatenção, comprometendo sua entrega.
O TDAH é diagnosticado por meio de avaliação neuropsicológica e pode ser tratado tanto com medicamentos quanto com estimulação terapêutica.