Quais os benefícios da psicoterapia?
Muitas pessoas sentem em algum momento da vida, um intenso desejo de compartilhar detalhes íntimos de sua vida, especialmente quando enfrentam verdadeiros obstáculos para alcançar a resolução de problemas.
O terapeuta, diferente de um amigo, religioso ou familiar, possui uma escuta diferenciada, sem julgamento moral e, portanto, oferece um acolhimento com técnicas profissionais capazes de transformar a vida do paciente.
Algumas pessoas ainda rotulam a ajuda psicólogica como “Isso é coisa para louco” ou “Eu não sou rico, isso é coisa de quem não tem o que fazer”, mantendo falsas crenças preconceituosas. Hoje o conceito de saúde mental é baseada em técnicas científicas, cujo principal propósito é tornar o sujeito novamente funcional.
“Funcional” – mas o que isso quer dizer?
O termo funcionalidade nas áreas de saúde mental – incluindo psiquiatria, psicologia e psicanálise – representa a capacidade do sujeito em realmente levar sua vida de maneira produtiva. Um comportamento, emoção ou pensamento passa a virar um sintoma quando compromete a funcionalidade.
Exemplo: É completamente comum sentir tristeza e raiva em diferentes momentos da rotina. Contudo, se um estudante universitário ou até mesmo uma criança tem seu rendimento escolar comprometido por conta dessas variações emocionais, houve um comprometimento na funcionalidade.
Neste sentido, a psicoterapia é uma forma objetiva e prática de alcançar o retorno a funcionalidade, em diferentes áreas da vida:
- Desempenho Acadêmico
- Relações Sociais
- Autocontrole
- Gerenciamento da vida doméstica
- Alimentação
- Hábitos de estudos
- Controle Financeiro
- Manejo das emoções, comportamentos e pensamentos.
Psiquiatras e psicólogos são de maneira geral, os profissionais mais buscados por pacientes para conduzirem uma psicoterapia. Certificar-se de que a pessoa que lhe oferece esse serviço possua boa formação e, quando possível, procure referência de outros pacientes atendidos por este profissional.
Psicoterapia não é sinal de fraqueza. Trata-se de uma evidência de autocuidado, afinal, nunca é tarde para ser feliz.