Punição: o que é e suas implicações
A punição é um dos métodos de responder a comportamentos que está incorporado em diversos contextos sociais, como na educação infantil e no controle de velocidade dos motoristas. A análise do comportamento, ciência que nos ajuda a compreender por que os comportamentos se originam e são mantidos, nos dá uma perspectiva interessante sobre o que é punição.
De acordo com a teoria de Skinner (1953/2003), punição ocorre quando, após a realização de um comportamento, é oferecida uma consequência que pode ser a apresentação de um estímulo aversivo (desagradável) ou a retirada de alguma coisa que a pessoa valoriza. Por exemplo, quando o menino mexe nas plantas, o pai grita com ele. Ou após um menino falar palavrão, sua mãe tira o seu videogame por uma semana.
Em geral o objetivo da punição é fazer com que o comportamento deixe de ocorrer. E, geralmente, o efeito imediato dela é a supressão temporária do comportamento, ou seja o comportamento deixa de ocorrer temporariamente. Isso é o que motiva, em geral, a pessoa que forneceu a punição a continuar a punir o comportamento.
Contudo, é importante deixar claro que a tendência comportamental de apresentar o comportamento punido se mantém a mesma. Isso implica que a pessoa não aprende de fato a ter comportamentos alternativos e nem está mais propensa a se comportar de forma tida como adequada, e um tempo após a interrupção da punição o comportamento volta com a mesma intensidade.
No momento em que a pessoa é punida, ela apresenta reações emocionais que a motivam a tentar eliminá-las, o que aumenta a chance de se comportar de forma a fugir da punição. Ao punir, portanto, não se ensina exatamente a forma correta, e sim a desenvolver maneiras de evitar a punição, e o que não se fazer temporariamente na presença da origem da punição.
Outro ponto importante a se pensar são os efeitos colaterais do uso de punição, são eles: tendência a contra-atacar o punidor; reações emocionais desagradáveis (como paralisação e ansiedade) e aumento do comportamento violento (Mayer; Gongora, 2011).
Como alternativa, é possível utilizar um método de ensino que se baseie majoritariamente em recompensar comportamentos adequados, ao invés de punir os adequados. Quando um comportamento adequado aumenta de frequência, a probabilidade de agir de forma inadequada diminui, uma vez que com frequência eles são incompatíveis.
Bibliografia
MAYER, Paulo César Morales; GONGORA, Maura Alves Nunes. Duas formulações comportamentais de punição: definição, explicação e algumas implicações. Acta comport., Guadalajara , v. 19, n. 4, p. 47-63, 2011
Skinner, B. F. . Ciência e comportamento humano. São Paulo: Martins Fontes, 2003.