O que é psicose?

A psicose é uma das mais clássicas síndromes na área da Psiquiatria. Caracteriza-se, principalmente, pela alteração da percepção da realidade, de forma que aparecem dois dos principais sintomas: delírios e/ou alucinações.
Os delírios são crenças muito fortes, que não são alteradas pela argumentação lógica. As alucinações, por sua vez, são alterações danossa sensopercepção, e incluem fenômenos como ouvir e ver coisas que as outras pessoas não veem. Podem ser auditivas, visuais, táteis, gustativas etc.
Acredita-se que a ocorrência da psicose esteja relacionada a alterações da transmissão de dopamina e glutamato no cérebro, embora cada vez mais se entende as alterações como complexas e multifatoriais, difíceis de serem explicadas por uma única alteração.
Existem diversas causas para a ocorrência da psicose. Transtornos mentais primários, como a esquizofrenia, transtorno bipolar e depressão, podem resultar nesses sintomas.
Ainda que transtornos mentais primários possam levar a sintomas psicóticos, é importante a investigação para descartar outras possíveis causas, incluindo certas doenças clínicas, uso de drogas e determinadas medicações. É preciso o correto diagnóstico, para adequado tratamento.
Existem diferentes formas de abordagens no tratamento de psicoses. Dentre elas, temos psicoterapia, terapia ocupacional, psicoeducação do paciente e da família, uso de medicações e apoio à educação e trabalho, visando retomada da funcionalidade conforme evolução clínica.