Por que Junho é considerado o ‘mês do orgulho gay’?
Anualmente, ao redor de todo o mundo, no mês de junho é celerado o mês do orgulho gay. Deixando de lado os pressupostos morais e religiosos, historicamente tal data foi firmada em prol das violências e marginalizações que as pessoas LGBT+ sofreram e ainda sofrem.
Especialmente no dia 28 de junho de 1969, houve um intenso confronto entre a polícia de Nova York e frequentadores de um bar gay chamado Stonewall. Na ocasião os frequentadores permaneceram confinados no bar em formato de protesto aos repetitidos ataques físicos cometidos pela polícia da época.
Frente à magnitude da situação, uma verdadeira comoção pública ocorreu em defesa do público que frenquentemente sofria tortura por simplesmente serem LGBTs. (sigla que se refere a Lésbicas, Gays, Bisexuais e Transexuais/Travestis). Desde então, anualmente essa data é celebrada como marco social dos direitos humanos das pessoas LGBTs.
Firmar o compromisso com a saúde mental é dever dos profissionais que atuam com o comportamento humano, incluindo diferentes formas de se relacionar, seja heterossexual, homossexual, bissexual ou transexual. Sob o ponto de vista psicológico baseado em evidências científicas, todas essas apresentações são expressões de comportamento humano, incluindo afeto e sexualidade, NÃO constituindo assim um transtorno mental.