Pesadelos
Pesadelos são uma forma de sonhos que caracterizados por sentimentos intensos de medo, ansiedade, raiva, terror, envolvendo temas de ameaças, insegurança e risco de lesão física. Eles acontecem durante uma fase do sono chamada de sono com movimentos oculares rápidos (ou sono REM) e frequentemente resultam em despertar.
Ao despertar, a maior parte dos indivíduos consegue descrever o conteúdo do pesadelo que estava apresentando, e apresenta aceleração da respiração, dos batimentos cardíacos e sudorese.
Estima-se que 4% da população apresenta pesadelos de forma recorrente, levando a prejuízos, tais como evitar dormir, insônia, dificuldades cognitivas, alteração no humor.
Sabe-se que portadores de alguns transtornos psiquiátricos, como depressão, ansiedade, esquizofrenia e transtorno do estresse pós-traumático tendem a apresentar uma frequência maior de pesadelos. Além disso, o uso de algumas medicações pode aumentar a quantidade de pesadelos também.
A presença de pesadelos recorrentes acompanhados de prejuízos deve ser avaliada por um profissional especializado, para se fazer um esclarecimento do diagnóstico, pois outras condições associadas ao sono podem levar a quadros parecidos (por exemplo, parassonias, como o terror noturno e o transtorno comportamental do sono REM).
O profissional também pode realizar a investigação de quadros psiquiátricos que possam estar associados e implementar o tratamento adequado, seja com medidas comportamentais ou com medicação.