Personalidade X Transtorno de Personalidade
“Fulano tem personalidade forte”. Quem nunca ouviu essa frase? É comum no dia a dia as pessoas usarem o termo “personalidade”, como se todos soubessem e se referissem a um mesmo conceito. Mas a verdade é que poucas pessoas tem conhecimento do real significado de personalidade, sendo que a maioria usa esse termo na tentativa de justificar comportamentos que chamam a atenção e são difíceis de serem tolerados.
A verdade é que personalidade é um conceito extremamente complexo. Refere-se a um padrão de comportamento particular, que cada pessoa expressa através do seu modo de pensar, sentir e se comportar. É uma maneira de “enxergar o mundo” e se relacionar com ele.
Pode-se compreender a formação da personalidade como um processo que ocorre de maneira gradual, resultante de predisposições ou seja, características inatas de temperamento, bem como comportamentos aprendidos e estimulados ou não pelo ambiente.
Já os Transtornos de Personalidade são patologias psiquiátricas, que ocorrem quando esse padrão de comportamento é mal adaptativo, rígido e em detrimento dessa maneira de “enxergar o mundo” mal ajustada, há importante sofrimento para a pessoa e/ou os demais que com ela se relacionam.
Os Transtornos de Personalidade são classificados em categorias, de acordo com características comuns. Importante ressaltar que ao apresentar essas características de maneira isolada, muitas pessoas podem se identificar e reconhecer traços em si mesmas. No entanto, o diagnóstico só deve ser realizado por um profissional de saúde mental, que será capaz de identificar além das caraterísticas do transtorno, um mal funcionamento adaptativo e generalizado.