O que você NÃO deve fazer com seus objetivos e metas
É comum ouvirmos de diferentes lugares o que devemos fazer para tornar nossos sonhos uma realidade. Mas afinal das contas, será que alguns princípios básicos estão passando em branco?
Para não correr este risco, confira abaixo alguns indicadores comportamentais para que você alcance seus objetivos e metas, sejam eles no campo pessoal, social, financeiro ou acadêmico.
1 – Estabelecer metas generalistas
É comum algumas pessoas buscarem “a felicidade” ou “ser realizado profissionalmente”. O problema deste tipo de objetivo é que elas são tão grandiosas, que dificilmente a pessoa conseguirá saber se está no caminho para atingi-las ou não. Dessa forma, estabeleça metas específicas para cada área da sua vida (vida profissional ou acadêmica; vida social/lazer e saúde).
2 – Estabeleça objetivos irrealistas
Muitas vezes o desânimo toma conta e desmotivação domina justamente pela falta de realização. Dessa forma, estabeleça metas alcançáveis. Ao invés de você colocar como meta “ser rico”, defina algo concreto que você pode fazer em sua rotina, por exemplo: “poupar 30% do meu salário”. É muito mais realista (e saudável) você estabelecer objetivos práticos ao invés de buscar aquilo que é ideal, mas não real.
3 – Achar que precisa de tudo
Esse é um dos pensamentos distorcidos mais comuns que resultam em graves problemas financeiros. Ao ver um objeto de desejo, independente de qual for, há um pensamento rápido que faz a pessoa acreditar que adquirindo aquele produto ou serviço ela estará plenamente satisfeita. No entanto, antes de fazer a próxima compra pergunte-se: “Eu quero ou eu preciso disso?”. Outra pergunta interessante é: “Como isso pode me ajudar a alcançar meus objetivos e metas?”
Que tal você rever o seu planejamento de 2019 com as dicas acima?
Afinal, nunca é tarde para ser feliz.