Objetivos da TCC no paciente adulto com TDAH:
–Psicoeducação.
–Adesão medicamentosa.
–Lista de objetivos realistas à curto e longo prazo.
–Ferramentas para organização e planejamento: agenda, bloco de notas e lembretes (podem ser virtuais).
-Listar prioridades. Desmembrar tarefas complexas em etapas
–Solução de problemas: lista de soluções possíveis, prós e contras de cada solução, implementação. Colocar no papel pode ajudar na elaboração e na diminuição da ansiedade.
–Desenvolver habilidade de adiar distração durante uma tarefa: anote em um bloco de notas distrações e siga na tarefa. Após anotar, você pode usar afirmações de enfrentamento, como: “Vou me preocupar com isso depois”, “Esta não é uma tarefa de prioridade” ou “Vou retomar a isso depois”.
–Modificação do ambiente: desligar som de notificações do celular e notebook, avisar pessoas do convívio que irá trabalhar, organizar o ambiente de trabalho.
–Desenvolver pensamentos adaptativos: adquirir habilidades para identificar e rotular pensamentos automáticos prejudiciais como: “Vai demorar um tempão.” Analisar erros e distorções cognitivas: pensamentos “tudo-ou-nada”, supergeneralização, desqualificação do positivo, filtro mental negativo, conclusões precipitadas, catastrofização, personalização, etc. Por fim, questionar estes pensamentos automáticos e elaborar respostas racionais: Qual é a evidência de que este pensamento é verdadeiro? Há uma explicação alternativa? Qual a pior coisa que pode acontecer?
–Lidar com a procrastinação.
–
Bibliografia: Dominando o TDAH adulto: Programa de tratamento cognitivo-comportamental. Manual do paciente. Steven A. Safren. Artmed 2008.