O Transtorno do Estresse Pós-Traumático
Muitas vezes referido como Síndrome Pós-Traumática ou TEPT, esse distúrbio é caracterizado pela dificuldade em se recuperar após vivenciar ou testemunhar um acontecimento traumático. Entende-se por trauma situações que representam um risco a vida ou a segurança do indivíduo, como por exemplo:
– acidentes automobilísticos;
– presenciar ou ser vítima de um roubo;
– sequestro
– abuso sexual ou físico entre demais situações.
O transtorno é caracterizado por lembranças repentinas da situação traumática, acarretando em impactos diretos no humor e comportamento da pessoa. Veja abaixo algumas perguntas que podem lhe ajudar a diferenciar um estresse comum de um estresse pós-trauma:1. Houve realmente uma exposição concreta ou ameaça de morte?
2. Há lembranças intrusivas associadas ao evento traumático?
3. O sujeito sofre psicologicamente ante a exposição a sinais internos ou externos que simbolizam ou se assemelham ao evento traumático?
4. A pessoa evita estímulos associados a situação traumática?
5. Há mudanças em como a pessoa pensa e se comportamento após a experiência traumática?
Caso você tenha respondido mais de um “sim” para as perguntas abaixo, é altamente indicado que procure um profissional especialista em saúde mental. Ele estará melhor preparado para realizar uma investigação detalhada de suas necessidades, e então apresentará um plano de intervenção. Afinal, nunca é tarde para ser feliz.