O teste do Marshmallow
Você já ouviu falar no Teste do Marshmallow?
Em 1972 foi realizado um estudo com crianças pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, para avaliar a capacidade de adiarem gratificação.
Este funcionava da seguinte maneira: a criança era direcionada a uma sala individualmente e o profissional lhe dava a seguinte orientação “Vou te dar um marshmallow. Você pode esperar e, caso consiga, eu te darei mais um, ou você pode comer agora”. Algumas crianças esperavam apenas a saída do avaliador e logo comiam o marshmallow. Outros conseguiam controlar o próprio impulso e desejo esperando o tempo necessário, sendo gratificados com um marshmallow a mais.
Anos mais tarde, as mesmas crianças foram novamente avaliadas e o que se descobriu foi revelador: aquelas crianças que não foram capazes de adiar o desejo em comer o marshmallow mostraram-se mais imaturas emocionalmente, com maiores dificuldades escolares e notas mais baixas.
Em contrapartida, aquelas que puderam adiar a gratificação, apresentaram maiores quoeficiente intelectuais (QI), melhores relacionamentos interpessoais, bem como melhor desempenho em atividades escolares. Ou seja, desde a infância é possível identificar preditores de inteligência emocional e cognitiva que determinarão o sucesso ou “não sucesso” do indivíduo.
Ainda assim, é possível desenvolver e melhorar tais características.
Assista ao vídeo abaixo: