O que são emoções?
As emoções são mecanismos complexos que acontecem como respostas automáticas que apresentamos em decorrência de eventos externos (acontecimentos, ações de outras pessoas, encontros, perdas) ou internos (pensamentos, memórias ou até mesmo outras emoções).
As emoções podem ser desencadeadas diretamente pelo evento externo (por exemplo, sentir medo ao ver uma barata ou se sentir feliz ao ouvir uma bela música). Entretanto, em outros casos, as emoções são desencadeadas pelas interpretações tidas sobre os eventos (pensamentos ou crenças); por exemplo, quando uma pessoa não atende uma ligação, podemos sentir medo se supormos que a pessoa possa ter sofrido algum acidente, ou podemos sentir ciúmes, se supormos que ela esteja com outra pessoa.
Ou seja, as emoções apresentam um caráter involuntário, não temos escolha de como nos sentimos em determinadas situações, não temos decisão de quando parar uma emoção. Apenas podemos modificar os eventos que precedem as respostas emocionais. Podemos ficar atentos a não nos expor a eventos que desencadeiem emoções desagradáveis e podemos modificar nossas interpretações sobre os eventos, desse modo, contribuindo para uma resposta emocional diferente.
Além do mais, é importante notar que a resposta emocional dependerá da atenção ao evento. Se não tivermos notado, nem que por um mínimo período de tempo, um determinado evento, seja interno ou externo, não haverá resposta emocional. Desse modo, modificar seu foco de atenção, distraindo-se, trará impacto na resposta emocional apresentada.