O que não fazer na hora da meditação
A prática da meditação é associada a diversos benefícios para a saúde mental, dentre eles provocar relaxamento e reduzir a ansiedade. Por isso, muitas informações vêm sendo veiculadas no sentido de ensinar as pessoas a meditarem.
Porém, tão importante quanto saber o que fazer durante a meditação é saber o que não fazer durante a prática para que os benefícios sejam atingidos.
Confira essas dicas do que não fazer durante a meditação:
- Criar a expectativa de que você não vai pensar em nada:
Essa talvez seja a maior frustração para alguém que tenta meditar. A nossa mente funciona num modo basal automático de produzir pensamentos. Portanto, não é durante a meditação que isso será diferente. Meditar NÃO é não pensar em nada. Meditar diz respeito sobre mudar a relação que temos com os nossos pensamentos. Isto é, não se identificar com eles, mas sim tratá-los somente como eventos que ocorrem na mente.
- Ter uma atitude de muita autocrítica:
Meditar não é nada fácil! E ficar se julgando e se criticando o tempo inteiro por não conseguir, só irá dificultar ainda mais o processo. Portanto, o ideal é cultivar uma atitude de abertura e aceitação, com uma postura gentil e livre de julgamentos. Quando vier um pensamento, apenas o observe, tente não se julgar ou criticar e apenas retorne para seu foco de maneira gentil. Meditar é muito mais do que um treino de atenção e a sua atitude é o que enriquece a prática.
- Forçar uma postura
É um mito o fato de que a meditação tem que ser feita na postura sentada e sem apoio. É possível meditar em pé, caminhando, na postura deitada e também [e possível usar apoios. O importante é encontrar uma postura que fique confortável, mas sem dormir ou entrar em torpor.
- Meditar quando der tempo
Nos dias de hoje, nossa agenda é cada vez mais corrida, portanto, deixar pra meditar “quando der” muito provavelmente não vai funcionar. É necessário incluir a prática na rotina como um compromisso. É importante testar diferentes horários e perceber o que funciona melhor para você. Mas lembre-se de que a meditação é um exercício e um treino e, tal qual uma atividade física, a frequência e continuidade da prática faz toda a diferença. É como uma musculação para o cérebro!
Se precisa de ajuda ou está com dúvidas, não deixe de se consultar com profissionais que podem te ajudar.
Entre em contato com os nossos profissionais clicando aqui.