O QUE É TRANSTORNO DE PERSONALIDADE EVITATIVA?
Lidar com pessoas é a realidade diária de todos que vivem em sociedade. O ser humano, enquanto ser sensível ao seu grupo social em sua maioria tende a se aproximar e buscar grupos com os quais se identifica. Essa não é a tendência natural daqueles que possuem transtorno de personalidade evitativa.
O Transtorno de Personalidade Evitativa é definido como um padrão difuso de inibição social, sentimentos de inadequação e hipersensibilidade a ser julgado que começa no começo da vida adulta, presente em várias contextos (trabalho, vida social e profissional) e com pelo menos 4 dos seguintes sintomas (American Psychiatric Association, 2013):
Evitar atividades profissionais que envolvam contato interpessoal significativo por medo de crítica, desaprovação ou rejeição; não buscar envolver-se com pessoas a não ser que haja certeza que haverá receptividade; se comportar de forma tímida nas relações para evitar passar vergonha; se preocupa constantemente com críticas ou rejeição, inibir-se em situações sociais novas por sentimentos de inadequação; ver-se como socialmente incapaz; sem atrativos pessoais ou inferior aos outros; resiste de forma incomum a correr riscos ou se envolver em novas atividades pois poderá ser constrangedor.
Diversos pesquisadores percebem uma relação importante com o Transtorno de Personalidade Evitativa e outros diagnósticos como a fobia social, e transtorno depressivo maior.
Há também estudos que buscaram investigar dificuldades específicas encontradas em pessoas que possuem este transtorno. Por exemplo, pesquisas observam que a capacidade de mentalização (capacidade de entender as motivações (intenções, objetivos, desejos) de outras pessoas, encontram-se prejudicadas em pessoas TPE. Há evidências também de prejuízos em uma habilidade chamada “consciência afetiva” (capacidade de conscientemente estar atento, expressar e regular emoções).
Caso conheça alguém que possui inibição e dificuldades sociais, pode valer a pena buscar ajuda profissional para proporcionar a oportunidade de avaliação e intervenção adequada.