O que é Terapia Cognitiva Comportamental?
A psicologia é uma área de conhecimento que realiza diferentes atuações de acordo com o comportamento humano. Em contato direto com a psiquiatria, a Terapia Cognitiva Comportamental, desenvolvida por Aron Beck, tem como principal característica oferecer uma modalidade de tratamento focada na resolução de problemas e autoconhecimento. Também conhecida como TCC, ela explica que o que nos afetam não são os acontecimentos e sim a forma com que os interpretamos.
Por terapia entende-se modalidade de tratamento; dessa forma, o termo psicoterapia compreende então um modelo de tratamento para demandas psíquicas (incluindo emoções, comportamentos e comportamentos).
Já o termo “cognitiva” refere-se à importância que nossos pensamentos possuem em nossas vidas e seus reflexos no “comportamento”. Também conhecida como TCC, ela explica que o que nos afetam não são os acontecimentos e sim a forma que interpretamos. Vejamos um exemplo:
Mais importante do que nos acontece na vida é o que faremos com tais eventos e situações. A maneira como nos interpretamos e pensamos nossa realidade, será fator decisivo para de fato alcançarmos nossos objetivos e metas. O maior desafio está justamente em realizar uma interpretação adequada da realidade.
Na Terapia cognitiva comportamental o terapeuta vai ajudar o paciente a distinguir e intervir nos pensamentos disfuncionais, e consequentemente, mudar a maneira como respondem as emoções e comportamentos. São utilizadas técnicas específicas para que o paciente construa a habilidade de identificar quais pensamentos são saudáveis e quais são limitantes.
É muito comum algumas pessoas pensarem (de maneira automática), que a terapia cognitiva é apenas “uma forma de pensar de uma maneira positiva”. Na verdade, não há pensamentos negativos ou positivos, tudo poderá depender da situação em que o sujeito se encontra. Por isso a necessidade de se realizar o acompanhamento clínico por meio de um profissional altamente especializado em saúde mental.
Nas últimas décadas a terapia cognitivo comportamental vêm se mantendo em destaque frente a sua eficácia na compreensão e tratamento em diferentes distúrbios emocionais e comportamentais.
Caso você já tenha pensado em fazer terapia, mas por algum momento, pensamentos automáticos como “Isso é coisa para rico” ou “Eu não sou louco para ir em terapeuta”, supere tais pensamentos distorcidos e permita-se a experenciar uma vivência que poderá transformar sua vida
– Afinal, nunca é tarde para ser feliz.
1 Comment
Anete Manvini
Muito Bom!!!