O que é o TDAH?
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, também conhecido como TDAH é caracterizado pelos sintomas centrais de desatenção, hiperatividade e impulsividade. É possível que uma pessoa que tenha esse transtorno tenha apenas sintomatologia desatenta, ou apenas sintomatologia hiperativa/impulsiva, ou ambos. Entretanto, é importante pontuar que esses sintomas devem ser acompanhados de uma expressão que afeta a inserção social, a qualidade de vida, os aspectos cognitivos e o desempenho emocional e comportamental do indivíduo.
Sintomas como dificuldade em manter atenção em tarefas acadêmicas ou lúdicas, dificuldade em organizar tarefas, mau gerenciamento do tempo, fácil distração por estímulos externos, esquecimentos, entre outros são sintomas característicos do TDAH. Porém para se ter certeza de tal diagnóstico é necessária uma avaliação cuidadosa de cada sintoma, e não apenas listá-los. Por isso a consulta a médico psiquiatra ou neurologista, bem como a avaliação neuropsicológica são indispensáveis para identificar o quadro.
Como muito se tem falado sobre o TDAH nos meios de comunicação é natural que as pessoas se questionem se possuem ou não tal diagnóstico por identificarem sintomas no seu dia a dia.
Entretanto alguns sintomas do TDAH também estão presentes em outros quadros neurológicos ou psiquiátricos, assim como alteração atencional também pode ser consequência de dificuldades no processamento cognitivo ou afetivo do indivíduo, ou seja, a atenção é afetada por outros processos psíquicos.
Por fim, vale a pena pontuar que o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade é um transtorno do neurodesenvolvimento, ou seja, está presente desde a infância, não sendo possível desenvolver o quadro depois de adulto; e necessariamente afeta a qualidade de vida da pessoa. Por isso, caso perceba sintomas que se pareçam com os de TDAH em crianças ou adultos é importante procurar ajuda profissional, não apenas para diagnóstico, mas para tratamento e orientação.