O que é inteligência fluída e inteligência cristalizada?
Definir o que é inteligência não é uma tarefa fácil devido às diversas teorias existentes que sempre tiveram seu papel ao longo da história. Na própria psicologia o termo inteligência abarca diferentes significados. No entanto, podemos dizer que a inteligência se relaciona com a habilidade de utilizar os conhecimentos adquiridos para solucionar problemas do dia a dia e direcionar ações e metas.
Dois termos são bastante aceitos e usados por estudiosos em suas pesquisas e dizem respeito ao conceito de inteligência fluida e inteligência cristalizada. Estes termos foram introduzidos pelo psicólogo Raymond Cattell que constatou dois fatores gerais da inteligência.
A inteligência fluida se associa a elementos não verbais que não dependem tanto de conhecimentos previamente adquiridos, ou seja, a educação formal ou informal não exerce tanta influência. Diz respeito a um conjunto de habilidades intelectuais que são necessárias em tarefas que exigem formação de conceitos, identificação de relações complexas e realização de inferências. É a capacidade de raciocinar rapidamente frente a desafios novos.
Por outro lado, a inteligência cristalizada está mais relacionada a capacidade de resolver problemas do cotidiano e é desenvolvida a partir da experiência educacional e cultural. O uso de tarefas que tem como objetivo reconhecer o significado de palavras é comum para avaliar este tipo de inteligência. O fator geral na inteligência cristalizada é o repertório que acumulamos ao longo dos anos.
Em adultos mais velhos a inteligência cristalizada é mais alta do que em jovens e tende a permanecer estável durante a vida adulta. Já a inteligência fluida é, em média, mais alta em adultos mais jovens do que mais velhos, porém decline gradativamente desde a juventude até a terceira idade.
Pesquisas mostram que adultos com maior nível de instrução apresentam pouco declínio conforme envelhecem, ao passo que adultos com menor instrução apresentam um declínio significativo indicando então que a inteligência e a instrução, e não a idade cronológica, são importantes em questão de declínio das habilidades. Além disso, realizar algum tipo de atividade altera o padrão de declínio com o avanço da idade, pois a competência em resolver problemas em alguma área tende a aumentar com a idade e se relaciona com a inteligência cristalizada.
Deste modo, ainda que pessoas mais velhas apresentem maior dificuldade e mais tempo para resolver tarefas não familiares, esta dificuldade pode ser compensada em partes em sua área de conhecimento a partir de sua experiência. Ou seja, ainda que haja um declínio na inteligência fluida é possível que este declínio seja parcialmente compensado pela capacidade da inteligência cristalizada.