Empatia: você sabe o que é?
Afinal, o que é empatia?
Para falarmos de empatia vou iniciar esse texto falando sobre atenção! A palavra atenção vem do latim attendere, que significa ‘voltar-se para algo’. A capacidade de ‘voltar-se para algo’, ou seja, de focar no outro, é um dos fundamentos da empatia e da habilidade de construir relações.
É muito comum falarmos da empatia como um atributo único, mas ela é formada por uma tríade:
- Empatia cognitiva: é a habilidade de entender o ponto de vista do outro.
- Empatia emocional: é a habilidade de sentir ‘como’ o outro se sente.
- Interesse empático: é a habilidade de perceber o que a outra pessoa espera de você.
Dessa maneira, existem várias formas de ser empático com outro, facilitando a comunicação e os relacionamentos sociais. Assim como outras habilidades sociais a empatia também pode ser aprendida e treinada.
O primeiro passo para ampliarmos nossa empatia é o desenvolvimento do nosso autoconhecimento ou da nossa autoconsciência.
Mas, o que é isso? É a capacidade de entendermos nossos próprios sentimentos e reações às pessoas e situações que permeiam nosso dia a dia. Assim, diante situações extremas, é sempre importante antes de qualquer ação/reação dar um passo para trás, esperar, identificarmos nossas próprias emoções – sejam quais forem, como raiva, frustração, tristeza – refletir sobre elas e acalmar-se. Em seguida, colocar-se no lugar do outro, mudar a perspectiva de ver uma mesma situação; e não seria exagero dizer que em muitos momentos precisamos de compaixão e de saber perdoar para conseguirmos agir de forma empática em situações que nos geram muita angústia.
Esse é apenas um exemplo de como treinar empatia, que enriquece tanto as relações humanas, seja em casa, no trabalho ou em um ambiente de lazer.
Enfim, outras características fundamentais para desenvolver a empatia são: buscar escutar o outro para compreendê-lo, evitar fazer julgamentos ou ter conclusões precipitadas sobre o comportamento do outro e respeitar o próximo.
Se precisa de ajuda ou está com dúvidas, não deixe de se consultar com profissionais que podem te ajudar.