O que é a dependência por comida?
Muitos estudos identificaram que algumas pessoas podem desenvolver dependência de comida, embora este transtorno ainda não seja reconhecido pelos Manuais Diagnósticos de Transtornos Mentais. Saiba neste artigo como este fenômeno ocorre e quais são as suas particularidades.
A dependência de comida, assim como dependências comportamentais ou de substâncias são caracterizadas por uma fissura (ou forte desejo) que, neste caso, ocorre por alimentos específicos que proporcionam grande satisfação à pessoa.
Indivíduos com dependência de comida também podem apresentar sintomas de abstinência, quando em falta do alimento que lhes causa prazer. Além disso, o consumo excessivo de determinados alimentos ocorre apesar de inúmeras tentativas de controle, levando a consequências negativas, como prejuízos físicos e/ou emocionais.
Dependência por comida X Compulsão alimentar: psicopatologias distintas
Embora facilmente confundida, a dependência de comida não é o mesmo que compulsão alimentar. Nesta segunda, os sintomas específicos da adicção, como fissura, abstinência e tolerância, não estão presentes nos transtornos alimentares. Além disso, pessoas que apresentam tal compulsão são capazes de ingerir grandes quantidades de diversos alimentos em pouco tempo, podendo até mesmo passar mal. Neste caso, não se trata na busca de prazer e sim de uma necessidade de se preencher.
Muitas vezes, as pessoas com compulsão podem comer alimentos dos quais não consumiria em outro contexto. Por outro lado, uma pessoa que apresenta dependência de comida escolhe alimentos estratégicos para lhe dar sensação de prazer. Ademais, estes podem ser consumidos ao longo do dia, e não necessariamente de uma vez.
Gravidade do transtorno
Há uma estreita relação entre a dependência de comida e a obesidade, uma vez que pessoas com este transtorno podem ingerir tais alimentos mesmo quando não estão com fome e, por isso, podem consumir mais do que recomendado.
Como consequência, pessoas com este quadro também podem apresentar lesões ortopédicos, devido ao sobrepeso. Além das consequências físicas, pessoas com dependência de comida apresentam grande sentimento de culpa por conta de seu descontrole.
A culpa contribui para baixa autoestima, possivelmente por conta da aparência e/ou pelas críticas de amigos, colegas e familiares ao seu comportamento. Para pessoas com este quadro, faz-se importante acompanhamento psicológico, para controle da dependência e aquisição de hábitos alimentares mais saudáveis.
Se precisa de ajuda ou está com dúvidas, não deixe de se consultar com profissionais que podem te ajudar.