O que é a Doença de Alzheimer?
A doença de Alzheimer é um quadro neurodegenerativo de curso progressivo. Ou seja, trata-se de uma doença que leva a danos e modificações no sistema nervoso que acarreta em sua evolução perdas cognitivas e alterações comportamentais que tendem a se tornam cada vez mais significativas, culminando em um quadro de demência (como discutido no texto da semana passada).
Ou seja, a doença de Alzheimer começa muitos anos antes do aparecimento da demência em si. Durante anos essa doença causa alterações no sistema nervoso e apenas quando essas alterações forem graves o suficiente o indivíduo apresentará o quadro demencial.
Estima-se que no Brasil mais de 1 milhão de pessoas sofram de demência causada pela Doença de Alzheimer e, com o aumento da expectativa de vida da população, espera-se que esse número dobre a cada 20 anos.
Infelizmente, trata-se de uma doença para a qual ainda não existe cura. Todavia, os estudos mostram que o diagnóstico precoce é fundamental para implementar condutas que auxiliem a postergar sua progressão. Além do mais, sabe-se também que medidas tomadas ao longo da vida podem auxiliar a proteger o cérebro.
É importante compreender também que o tratamento deve ser individualizado, avaliando tanto os sintomas presentes em cada paciente como o contexto no qual o portador de doença de Alzheimer se insere. O tratamento pode envolver o uso de medicamentos, reabilitação cognitiva e intervenções comportamentais.
Bibliografia: Mast, BT; Yochim, BP. Doença de Alzheimer e demência. 1 ed. São Paulo : Hogrefe, 2019.