O que acontece em uma sessão de terapia?
Frequentemente pensamos em buscar algum tipo de ajuda, mas vários pensamentos em nossa mente fazem com que deixamos para o dia seguinte, adiando a situação em meses e, muitas vezes, até anos.
Quando falamos em ajuda psicológica, esse ciclo é frequentemente abastecido por um medo do desconhecido ou até mesmo crenças distorcidas como: “Eu não sou maluco, isso é coisa para os outros”.
Pensando nisso, confira abaixo alguns mitos e verdades sobre psicoterapia:
1) É verdade que terapeuta só ouve?
MITO.
O profissional responsável pelo atendimento irá lhe fazer algumas perguntas para coletar as informações necessárias e assim poder lhe ajudar. Tudo acontece de uma maneira leve e tranquila, para que você sempre se sinta confortável.
2) Vou ter que deitar num divã e falar sobre assuntos aleatórios?
MITO.
Há diversas formas de se conduzir uma sessão de psicoterapia. Muitos pacientes se sentem mais confortável olhando para o profissional, independente se você irá ou não deitar no divã, o que importa é a capacidade da terapia em transformar a sua vida.
3) Terapia pode gerar resultados rápidos?
VERDADE.
Especialmente na Terapia Cognitivo-comportamental, o paciente aprende a ser o próprio terapeuta, utilizando várias técnicas para gerenciar as emoções e pensamos.
4) O terapeuta tem obrigação de guardar segredo do que eu falar na sessão?
VERDADE.
Os profissionais tem o dever ético de manter sob um rigoroso sigilo todas as informações discutidas. Essa é a prova mais verdadeira que em terapia você poderá falar tudo o que desejar, gerando um enorme alívio, além de aprender novas estratégias para lidar com os problemas.
5) Terapia Cognitivo-Comportamental funciona?
VERDADE.
Internacionalmente, essa é a modalidade terapêutica que possui a maior quantidade de pesquisas comprovando sua real eficácia. O foco da terapia é ajudar o paciente de uma maneira global, incluindo os pensamentos e comportamentos.
Espero que ao final dessa leitura, você tenha ficado com mais vontade de procurar um terapeuta afinal, nunca é tarde para ser feliz.
1 Comment
Valdete de Souza
Eu passei por uma situação difícil em 2013 eu mesmo procurei ajuda de um psicólogo e foi a melhor coisa que eu fiz hoje me sinto bem melhor