Não ignore os sinais

Assim como na psicoterapia individual, cada atendimento de casal é único. Há sempre uma história e motivação muito particulares, que fazem “cada caso ser um caso” e que precisam ser consideradas cuidadosamente pelo psicoterapeuta.
Mas um aspecto que freqüentemente se repete no atendimento de casal, é que o motivo dos conflitos, geralmente estão relacionados a “sinais” que já eram evidentes no início da relação e que com o passar do tempo, se tornam um grande problema.
Ciúmes, desconfiança, excesso de produtividade, agressividade, falta de afinidade, valores distintos, são aspectos que se apresentam de maneira discreta no início dos relacionamentos e que por diferentes motivos, costumam ser negligenciados, até que a relação se consolida e a “fatura” chega. O que era inicialmente sutil, discreto, passa a endossar grandes conflitos entre o casal.
Não significa que essas dificuldades não possam ser superadas e que o casal não consiga construir recursos para seguirem juntos, mantendo sua saúde emocional. Mas a omissão desses sinais no início do relacionamento gera desgaste e uma série de prejuízos, que poderiam ter sido evitados se os ajustes necessários fossem feitos antes.
Portanto, ainda que seja intenso o sentimento que você tenha por um parceiro, não ignore os sinais. Conversar a respeito é a chance que vocês têm de fazerem ajustes emocionalmente saudáveis, que os impeçam de se machucarem em situações que com o passar do tempo, se tornarão intoleráveis.