Motivação Para Compra: Uma Explicação Da Economia Comportamental | Renato Mancini
Renato Mancini Renato Mancini
Telefones
(11) 2688-7588 | (11) 2688-4733
Horário de Atendimento
Seg à Sex: 08h às 21h | Sab: 08H às 18H
Localização
Al. Joaquim Eugênio de Lima, 187 - cj.111- Bela Vista/SP
Localização
Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 275 - Cj. 112 - Itaim Bibi - SP
  • Home
  • Quem Somos
    • A Clínica
    • Dr. Renato Mancini
    • Equipe
  • Atendimento
    • Todas as Áreas de Atendimento
    • Acompanhamento Terapêutico
    • Atendimento Domiciliar
    • Avaliação Neuropsicológica
    • Avaliação de Personalidade
    • Internação
    • Assistência Técnica Judicial
    • Psicologia
    • Psicoterapias
    • Psiquiatria
    • Minha roda da vida
  • Áreas de Atuação
    • Todas as Áreas de Atuação
    • Autismo
    • Crianças
    • Gravidez e Puerpério
    • Jovens e Adolescentes
    • Saúde Mental da Mulher
    • Depressão
    • Idosos
    • TDAH – Déficit de Atenção
    • Tiques
    • Transtorno Bipolar
    • Transtorno do Pânico
  • Localização
  • Equipe na Mídia
  • Blog
  • Soluções Corporativas
    • Área Restrita
    • Soluções Corporativas
    • Palestras
    • Soluções Customizadas
  • ©

Motivação para compra: uma explicação da economia comportamental

12 de setembro de 2019
Por: administrator
0 Comentários
Motivação para compra: uma explicação da economia comportamental

Durante nossa vida somos bombardeados com opções de compra. Nos vemos indecisos frente às marcas e diferentes possibilidades de consumo, e com frequência podemos nos motivar porque gostamos do produto em si, ou porque aquele produto é de uma marca bem vista e que tem prestígio entre as pessoas.

Todos nós somos motivados a agir de acordo com as consequências que nosso comportamento teve no passado. De acordo Skinner (1957/2007), pesquisador importante nas ciências do comportamento, chamamos de reforço uma consequência que aumenta a probabilidade do comportamento se repetir no futuro. Ou seja, se após receber uma consequência específica tendemos a repetir o comportamento, consideramos que aquela consequência foi reforçadora, e motivará a recorrência da atitude.

Quando se trata de comportamento de compra, essa diferença é explicada de forma sistemática por uma teoria conhecida como Behavior Perspective Model (BPM) e foi criada e é estudada pela economia comportamental. Dois conceitos são importantes nessa ideia: reforço utilitário e reforço informativo.

O reforço utilitário tem a ver com consequências que aumentam a probabilidade futura do comportamento de compra e tem a ver com ganhos em utilidade. Exemplo: o sujeito compra um telefone celular por possuir maior velocidade de processamento e uma melhor câmera para fotos mais nítidas. Neste caso, as características práticas do produto são os fatores motivadores para a possível repetição de compra daquele estilo de produto ou marca.

Já reforço informativo tem a ver com consequências que também aumentam a probabilidade de compra futura, mas que tem a ver com a produção de um status social adquirido ao se comprar o produto e serviço. Essa consequência não se encontra no produto em si, mas na forma como o contexto social responde ao indivíduo que possui determinado produto ou utiliza determinado serviço. Por exemplo: o sujeito contrata determinado serviço de beleza por ser considerado algo luxuoso, e não tanto pelas vantagens que o serviço traz. (Nalini, et. al., 2013).

Quando entendemos que a motivação para a compra do produto, então, pode envolver ganho utilitário (uso real e vantagens), ou informativo (social), podemos nos questionar o que nos motiva a ter determinado produto, o quão importante é para nós as diferentes características que ele oferece, e o quanto estamos dispostos a pagar por isso. Com muita frequência, produtos que possuem alto valor social tendem a custar mais caro, sem necessariamente trazer ganhos utilitários. Vale se perguntar o que é mais importante para cada um, em cada compra e em cada momento.

 

NALINI, L. E. G., CARDOSO, M. DE M., & CUNHA, S. R. (2013). Comportamento do Consumidor: uma introdução ao Behavioral Perspective Model (BPM). Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 23, n. 4, p. 489-505, out./dez.

Skinner, B. F. (2007). Ciência e comportamento humano (J. C. Todorov & R. Azzi, Trads.). São Paulo, SP: Martins Fontes. (Trabalho original publicado em 1953).

  • Author Details
57e06d9330a77e17aa984e0df5c53279?s=200&d=mm&r=g
Author Details
administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
[email protected]
Compartilhe!
Tags compramotivação
administrator
Médico psiquiatra, psicoterapeuta cognitivo-comportamental.

Post navigation

Prev
EQUIPE MANCINI NO 19º CONGRESSO MUNDIAL DE PSIQUIATRIA
Next
QUAL A RELAÇÃO ENTRE SONO E PRODUTIVIDADE?

Pesquisar

Artigos recentes

Ciclotimia x Transtorno Bipolar
maio 13, 2025
Memória ruim na terceira idade? Comprometimento Cognitivo Leve.
maio 12, 2025
Perspectiva e Realidade na Psicoterapia
maio 10, 2025

Mancini Psiquiatria

A Mancini Psiquiatria e Psicologia oferece soluções customizadas em Saúde Mental para a sua empresa, desde a detecção e tratamento de transtornos psiquiátricos e psicológicos até diagnósticos e intervenção sistêmicos da identidade corporativa.

Tags

alimentação alzheimer ansiedade aprendizado bem-estar bipolar comportamento coronavírus criança depressão dica emoção estresse filme gestação gravidez insônia isolamento livro luto Mancini mancini psicologia meditação medo memória mental panico personalidade psicologia psicoterapia psiquiatria quarentena relacionamento saude mental saúde saúde mental sono suicídio tdah terapia toc transtorno transtornos tratamento tristeza

Atendimento e especialidades

Ligue (11) 2855 – 3596 para iniciar seu tratamento com os mais renomados profissionais de saúde mental do Brasil
Contato

Deixe seu comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logotipo mancini psiquiatria 1
Equipe com os melhores especialistas e pesquisadores em Saúde Mental da USP, selecionados pelo Dr. Renato Mancini.

Política de Privacidade

Localização
Al. Joaquim Eugênio de Lima, 187 - cj.111 (a 2 quadras da av. Paulista) - Bela Vista - São Paulo/SP
Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 275 - Cj. 112 - Bairro Itaim Bibi - São Paulo/SP
Contato
(11) 2688 - 7588
(11) 2688 - 4733
contato
Receba nosso resumo semanal
Copyright © 2019 Mancini Psicologia.

  • Author Details
57e06d9330a77e17aa984e0df5c53279?s=200&d=mm&r=g
Author Details
administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
[email protected]

Pressione Enter para pesquisar ou ESC para fechar

  • Home
  • Quem Somos
    • A Clínica
    • Dr. Renato Mancini
    • Equipe
  • Atendimento
    • Todas as Áreas de Atendimento
    • Acompanhamento Terapêutico
    • Atendimento Domiciliar
    • Avaliação Neuropsicológica
    • Avaliação de Personalidade
    • Internação
    • Assistência Técnica Judicial
    • Psicologia
    • Psicoterapias
    • Psiquiatria
    • Minha roda da vida
  • Áreas de Atuação
    • Todas as Áreas de Atuação
    • Autismo
    • Crianças
    • Gravidez e Puerpério
    • Jovens e Adolescentes
    • Saúde Mental da Mulher
    • Depressão
    • Idosos
    • TDAH – Déficit de Atenção
    • Tiques
    • Transtorno Bipolar
    • Transtorno do Pânico
  • Localização
  • Equipe na Mídia
  • Blog
  • Soluções Corporativas
    • Área Restrita
    • Soluções Corporativas
    • Palestras
    • Soluções Customizadas
  • ©