Minha filha emagreceu muito em pouco tempo. Será que é anorexia nervosa?
A anorexia nervosa (AN) é um transtorno alimentar que se manifesta principalmente em adolescentes e mulheres jovens, contudo sua incidência tem aumentado entre os homens. Os pacientes com AN possuem preocupações excessivas com a comida, peso e a forma corporal (frequentemente apresentam distorção da imagem corporal), sendo suas mentes ocupadas por pensamentos deste teor na maior parte do tempo. Inicialmente, os pacientes começam o quadro seguindo uma nova dieta, na qual vão restringindo certos grupos alimentares, julgados como mais calóricos ou maléficos. Progressivamente vão reduzindo o número de refeições, chegando a fazer períodos de jejum em casos mais extremos, levando a desnutrição e índice de massa corporal (IMC) baixos.
Alguns fatores podem ser considerados de risco para o desenvolvimento da doença, como meninas jovens; histórico de abuso sexual; familiares com algum tipo de transtorno alimentar alguns tipos de profissão (p.ex.: bailarinas, dançarinas, atletas olímpicos), uma vez que são profissões em que há certa pressão social para perda de peso visando uma melhor performance. A doença também está associada a alguns traços individuais, como baixa autoestima, perfeccionismo, e personalidade obsessiva.
Os pacientes em geral perdem uma quantidade significativa de peso em um curto espaço de tempo.Podem apresenta episódios de compulsão alimentar e lançam mão de métodos purgativos para evitar o ganho de peso, com uso de laxativos, diuréticos e medicações anorexígenas, exercícios físicos extenuantes, vômito autoinduzido. Frequentemente os pacientes buscam manter-se fisicamente ativos, preferindo ficar de pé em vez de sentar-se, andar em vez de ficar parados.
A AN é a patologia psiquiátrica com maior taxa de mortalidade com valor de 5% a cada 10 anos. A morte em pacientes com frequentemente decorre de complicações clínicas associadas ao próprio transtorno alimentar ou por suicídio. Portanto devemos prestar bastante atenção a isso. Portanto é extremamente importante buscar atendimento especializado no caso de suspeita de anorexia nervosa.