MINDFULNESS NA PSIQUIATRIA
O mindfulness é uma prática milenar que envolve direcionar a atenção plena para o momento presente, cultivando a consciência sem julgamento dos pensamentos, sentimentos e sensações que surgem. Por meio da meditação e de exercícios específicos, o mindfulness ajuda a treinar a mente para focar no “aqui e agora”, reduzindo a ruminação sobre o passado ou a preocupação excessiva com o futuro.
Muitos pacientes ficam bastante preocupados com o uso de medicações para os transtornos mentais. Apesar da segurança da maioria das medicações, sempre é sugerido ao paciente adotar modificações no estilo de vida que complementem o tratamento ou até facilitem o processo de cura. O mindfulness acaba sendo uma importante técnica e já se mostrou, em alguns estudos, um resultado às vezes equiparável com o de alguns medicamentos.
Alguns desses benefícios incluem a redução da ansiedade, gerenciamento do estresse, melhora da qualidade do sono e alívio da depressão, favorecendo uma maior resiliência emocional.
É essencial destacar que o mindfulness não substitui tratamentos médicos ou psicológicos, sendo importante buscar orientação profissional para estabelecer qual vai ser o seu papel no tratamento.