Mente sábia: como equilibrar razão e emoção
Nas situações de conflito diárias, com frequência surge uma dúvida: devo agir pela emoção ou pela razão? Esta é uma questão que para muitos pode ser fonte de sofrimento ou curiosidade filosófica.
A partir das práticas meditativas conhecidas como mindfulness, é possível ter uma direção sobre isso. Mindfulness é o ato de conscientemente focar no presente, sem julgamento e sem se apegar.
Um bom paralelo seria que as práticas de mindfulness são o oposto de agir automaticamente, de maneira habitual ou de forma rígida. Esta é incluída em diversas psicoterapias comportamentais e cognitivas.
Dentre diversas habilidades ensinadas na prática de mindfulness, uma delas é a de mente sábia. A mente sábia é definida como um caminho do meio, a sabedoria dentro de cada um. Nela, razão e emoções são equilibradas, e a decisão é tomada a partir de uma perspectiva que integra a experiência de ambos os lados.
Emoção no controle
Quando estamos sendo controlados pela emoção e perdemos totalmente o exame da razão, considera-se que você está em um estado conhecido como mente emocional. Os pensamentos, sentimentos, e comportamentos são governados pelo aspecto emocional.
Diversos fatores externos como sono, falta de alimentação, uso de drogas ou estresses repetidos nos deixam mais vulneráveis a entrar neste estado. Ser governado pelas emoções pode ser prejudicial em muitos momentos, especialmente quando as atitudes guiadas por elas, apesar de funcionarem imediatamente, trazerem muitos problemas no futuro. É possível ter emoções fortes sem ser governado por elas.
Sob o comando da razão
Por outro lado, quando deixamos totalmente de lado a emoção, e pensamos somente com a lógica, razão, e pragmática, entramos no estado que chamamos de mente racional.
A razão é muito importante para nos planejarmos, produzir conhecimento e trabalharmos. Contudo, o controle total desta função também pode trazer problemas, uma vez que estar ciente e considerar sentimentos como dor, culpa e tristeza pode ser importante para termos bons relacionamentos com os outros e com nós mesmos.
Encontrando o equilíbrio
A proposta de encontrar o caminho do meio pode ser fundamental para diminuir o sofrimento e os problemas causados pela mente racional e emocional. Em uma situação de conflito em que há a prevalência de uma delas, é sempre importante buscar um caminho do meio, próximo da intuição, em que sempre se tenta fazer uma integração entre ambos os lados.
Não se pode superar a mente emocional através da razão. Ou criar emoções com a mente racional. O trabalho deve ser sempre de buscar aproximar e estar em contato com as duas partes.
Bibliografia
Linehan, M. M. Treinamento de Habilidades em DBT: Manual de Terapia Comportamental Dialética para o Paciente. 2. Ed. São Paulo: Artmed, 2018.
Linehan, M. M. Treinamento de Habilidades em DBT: Manual de Terapia Comportamental Dialética para o Terapeuta. 2. Ed. São Paulo: Artmed, 2018.