Tristeza, desânimo, falta de interesse, choro fácil. Geralmente é assim que imaginamos uma pessoa com transtorno depressivo maior. Porém, o transtorno depressivo pode se manifestar de diferentes formas em cada indivíduo levando em consideração seu contexto de vida, personalidade e características atípicas do quadro.
É preciso lembrar que o marco de alerta para um quadro depressivo se inicia com uma mudança de comportamento em comparação ao habitual mas, existem alguns sintomas não tão óbvios que são apresentações atípicas de sintomas depressivos.
Sonolência excessiva ou insônia persistente;
Aumento ou perda do apetite cursando com repercussão significativa no peso corporal;
Intolerância intensa a críticas ou rejeição;
Sentimento de culpa, desvalorização do indivíduo;
Isolamento social;
Reatividade do humor (depressão sorridente);
Pessoas que sofrem de depressão atípica tendem a minimizar seus sintomas, e racionalizar que esses sinais são melhor explicados por outra condição. Por vezes se mantêm sorridentes e perseverantes de forma a mascarar os sintomas. Se não houver alguém atento aos detalhes, dificilmente terá um diagnóstico com a rapidez que precisa. Não exite em ouvir, apoiar e incentivar a pessoa com sintomas atípicos a buscar auxilio médico.
Desde pequena me vi rodeada de pessoas e tendo prazer nas relações interpessoais. Ao iniciar a busca por uma formação profissional não me via cabendo em outra profissão que não a medicina, por ter a possibilidade de acrescentar algo na vida do outro. Durante a formação médica me encantei pela saúde básica e me senti impelida a fazer algo para modificar o sofrimento atrelado às questões sociais. Me encontrei perfeitamente na psiquiatria que por meio da escuta, com seu olhar empático e um atendimento integral do ser humano, consegue acolher demandas da esfera biológica, psicológica e social. Durante a formação psiquiátrica atuei em toda a grande São Paulo, conhecendo diferentes realidades e podendo observar como um tratamento adequado ao contexto do paciente, pode de fato modificar vidas. Me identifiquei principalmente com os quadros agudos, com demandas emergenciais, e com o encanto do atendimento lúdico de crianças e adolescentes. Realizei minha subespecialização em psiquiatria da infância e adolescência pela UNIFESP mas não abri mão de seguir atuando nas zonas carentes da cidade. A curiosidade quanto à mente e o comportamento humano ainda é um grande motivador da busca por conhecimento e por isso iniciei meu estudos quanto a orientação de pais e cuidadores. Meu diferencial é o atendimento focado na individualidade do ser humano, com escuta acolhedora e paciente. Atuando em conjunto com a realidade e necessidade do outro.
Desde pequena me vi rodeada de pessoas e tendo prazer nas relações interpessoais.
Ao iniciar a busca por uma formação profissional não me via cabendo em outra profissão que
não a medicina, por ter a possibilidade de acrescentar algo na vida do outro.
Durante a formação médica me encantei pela saúde básica e me senti impelida a fazer algo para
modificar o sofrimento atrelado às questões sociais. Me encontrei perfeitamente na
psiquiatria que por meio da escuta, com seu olhar empático e um atendimento integral do
ser humano, consegue acolher demandas da esfera biológica, psicológica e social.
Durante a formação psiquiátrica atuei em toda a grande São Paulo, conhecendo diferentes
realidades e podendo observar como um tratamento adequado ao contexto do paciente,
pode de fato modificar vidas. Me identifiquei principalmente com os quadros agudos, com
demandas emergenciais, e com o encanto do atendimento lúdico de crianças e
adolescentes.
Realizei minha subespecialização em psiquiatria da infância e adolescência pela UNIFESP mas não abri mão de seguir atuando nas zonas carentes da cidade.
A curiosidade quanto à mente e o comportamento humano ainda é um grande motivador da
busca por conhecimento e por isso iniciei meu estudos quanto a orientação de pais e
cuidadores.
Meu diferencial é o atendimento focado na individualidade do ser humano, com escuta
acolhedora e paciente. Atuando em conjunto com a realidade e necessidade do outro.
A Mancini Psiquiatria e Psicologia oferece soluções customizadas em Saúde Mental para a sua empresa, desde a detecção e tratamento de transtornos psiquiátricos e psicológicos até diagnósticos e intervenção sistêmicos da identidade corporativa.