Insônia
As preocupações e problemas, inerentes à vida, são grandes responsáveis pela insônia, que significa falta de sono. Ela pode se apresentar em diferentes momentos: no início da noite ou no final da noite. Em ambos os casos, há a dificuldade de manutenção do sono.
A insônia acomete grande parte da população brasileira e está associada a hábito irregular de sono, quadros de humor como ansiedade e depressão, sedentarismo e tem aumentado significativamente com o uso de telefones celulares.
Para a indução ao sono é necessário que seja reduzida a exposição à luz para que se tenha um aumento da melatonina, hormona responsável pela regulação do sono.
A falta de sono leva à sonolência e cansaço diurno, irritabilidade e dificuldade de concentração, interferindo na aquisição de novas informações.
Existe uma ampla gama de tratamentos que vão variar de acordo com as causas apresentadas e podem envolver tanto acompanhamento medicamentoso, como psicoterapia (para manejo de questões emocionais), acupuntura, atividade física e meditação.