Fobia social: entenda o medo de estar entre pessoas
O Transtorno de Ansiedade Social, também conhecido como Fobia Social se caracteriza como um intenso medo e desconforto, acompanhado de comportamentos de evitação diante de situações que envolvem grupos de pessoas ou exposições em público. Existem variados graus para essa ansiedade, podendo gerar prejuízos em várias áreas da vida do indivíduo (como abandono de emprego, restrição na vida amorosa e isolamento social).
O medo intenso de ser o centro das atenções provoca vários sintomas físicos como:
-
Palpitações
-
Rubor
-
Sudorese
-
Gagueira
-
Tremores
-
Sentimentos negativos como medo de ser humilhado ou avaliado negativamente, autodepreciação, vergonha e antecipação negativa.
Sentir alguma ansiedade em situações que envolvem exposição em público é comum, porém se essa ansiedade está em um grau que gera intenso sofrimento e prejuízos em diversas áreas da vida do indivíduo pode-se caracterizar como Fobia Social.
O tratamento para Ansiedade Social consiste em técnicas que modificam crenças disfuncionais, gerando assim mais autocontrole e autoestima. Para aumentar a autoconfiança também é importante que o sujeito amplie seu repertório de habilidades sociais (como olhar nos olhos, ser assertivo, expressar o que sente) através da relação terapêutica e pessoas próximas.
Também faz parte do tratamento que o paciente se exponha, de forma gradual e cuidadosa, a situações sociais que geralmente evita. A exposição repetida e prolongada, quando bem sucedida, leva a habituação.
Se precisa de ajuda ou está com dúvidas, não deixe de se consultar com profissionais que podem te ajudar.
Entre em contato com os nossos profissionais clicando aqui.