FIBROMIALGIA E DEPRESSÃO
A fibromialgia é uma síndrome que se manifesta com dor generalizada, principalmente na musculatura. Também pode incluir fadiga e sono pouco reparador. É mais comum em mulheres com início dos sintomas em idade de 20 a 50 anos.
Sugere-se que a fibromialgia envolva alguma disfunção do centro de dor/sensibilidade no sistema nervoso central resultando numa amplificada sensação de dor. Essa disfunção provavelmente é causada por diferentes mecanismos, dificultando a compreensão do exato mecanismo que gera os sintomas. A dor na fibromialgia pode ser agravada por questões emocionais.
Estudos já demonstraram que maiores níveis de depressão e ansiedade afetam diretamente os sintomas da fibromialgia.
Características de personalidade como neuroticismo também parecem estar relacionadas à intensidade dos sintomas
É também comum encontrar sintomas da fibromialgia acompanhada de outras condições clínicas como disfunção temporomandibular, síndrome do intestino irritável, cefaléia, entre outros.
Devido à grande conexão da fibromialgia e transtornos mentais, é recomendado que os pacientes com essa síndrome também considerem procurar um profissional da saúde mental para ajudar ou ajustar o tratamento. É muito importante que os pacientes pratiquem atividade física, façam higiene do sono e adotem técnicas de relaxamento.