FALTA DE MEMÓRIA NOS ADULTOS
A falta de memória em adultos é um fenômeno razoavelmente comum em algum momento da nossa vida, mesmo quando somos jovens. Esquecer o nome de alguém, mesmo próximo, ou um objeto importante como chave/cartão/celular acontece com todos.
A perda ocasional de memória, no adulto, é normal e geralmente não é motivo para alarme. Nosso processo de perda de capacidade de memorizar pode inclusive acontecer já a partir dos 20 anos, porém isso tende a ser um processo bastante lento e imperceptível no início.
A maioria dos casos estão relacionados ao nosso estilo de vida: excesso de preocupações e deveres, noites de sono mal dormidas, alimentação inadequada, uso irresponsável de álcool e drogas (maconha, cocaína, …). Fazer essas mudanças pessoais ou no ambiente podem até ser um pouco desafiadoras mas são essenciais para a melhora cognitiva.
Na maioria dos casos, não há necessidade de se tomar medicações, até porque pouco ajudariam. Também não costuma ser necessário fazer exames de imagem.
De qualquer forma, através de uma avaliação detalhada, inclusive analisando um histórico familiar e pessoal, pode-se fazer investigações adicionais como Transtorno de Déficit de Atenção, doenças infectocontagiosas, déficit de vitaminas.
De qualquer forma, se houver alguma dúvida maior ou até uma desconfiança de um caso desproporcional, é importante a procura de um profissional para ajudar na investigação dos sintomas e causas.