Será que o estresse é sempre vilão?
Uma vida sem estresse é uma vida sem sentido:
“Quando refletimos sobre o nosso dia a dia, às vezes lembramos um dia muito estressante e pensamos: ‘não foi o melhor dia da semana.’ Quando está num dia desses, você anseia por um dia menos estressante. Mas, se olhar para a sua vida com uma lupa e tirar todos os dias que achou estressantes, o que você vai ter não é uma vida ideal. Você vai ter deixado de lado as experiências que o ajudaram a crescer, os desafios de que mais se orgulha e as relações que o definem. Você pode até se livrar de algum desconforto, mas também vai perder em sentido.” *
Tentar se esquivar do estresse do dia-a-dia é uma prática comum em todos nós, mas que muitas vezes pode levar a hábitos autodestrutivos, como abuso de álcool, drogas ou outras compulsões. Por outro lado, ao reconhecer que o estresse é parte da vida, recebemos também todos os aprendizados, desafios e experiências que nos ajudam a crescer.
E claro, caso o estresse esteja num nível prejudicial para a saúde, tornar-se consciente disso e aceitar esse fato são os passos mais importantes para reconhecer que você precisa de ajuda e que é necessário buscar um tratamento.
Estresse não é um símbolo de fracasso pessoal, mas sim de humanidade. Estresse e sentido tem uma relação intrínseca. Sem essa visão, a vida não fica menos estressante, mas pode ter menos sentido e menos propósito.
*Trecho do livro “The Exploration of Happiness”
Se precisa de ajuda ou está com dúvidas, não deixe de se consultar com profissionais que podem te ajudar.