Entendendo a Síndrome de Tourette
A Síndrome de Tourette é caracterizada pela presença involuntária de tiques motores e tiques verbais. A pessoa com este transtorno possui dificuldade em controlar tais tiques, causando assim prejuízo significativo em suas vidas.
Os tiques são movimentos motores ou vocalizações súbitos, rápidos, recorrentes e não ritmados. Um indivíduo pode ter vários sintomas de tique ao longo do tempo, mas em qualquer momento o repertório de tiques retorna de uma maneira característica.
Embora os tiques possam incluir praticamente qualquer grupo muscular ou vocalização, alguns sintomas de tiques, como piscar os olhos ou limpar a garganta, são comuns entre grupos de pacientes.
Os tiques costumam ser vivenciados como involuntários, mas podem ser voluntariamente suprimidos por períodos de tempo variáveis.
Há dois principais tipos de tiques:
- Simples: duração breve de milissegundos, tais como: piscar os olhos e estender extremidades.
- Complexo: duram mais tempo e geralmente incluem tiques simples com outras finalidades. Por exemplo:
- Gesto sexual obsceno (copropraxia);
- Imitação dos movimentos de outra pessoa (ecopraxia);
- Repetição dos próprios sons (palilalia);
- Repetição das últimas palavras ou som da frase ouvida (ecolalia).
Para o diagnóstico é excluída qualquer chance deste comportamento ser resultado de outras condições médicas. Os sintomas devem estar presentes por pelo menos um ano, sendo estes de início anterior aos 18 anos. Há um detalhe de extrema importância: devem estar presentes tiques motores e tiques vocais simultaneamente.
A causa da Síndrome é multifatorial, isto é, não há um fator único que faça os sujeitos desenvolver o Tourette. Vulnerabilidade genética, uso de substâncias durante a gestação e presença de outros transtornos do desenvolvimento são destacados.
Caso a pessoa receba recursos terapêuticos adequados, a Síndrome de Tourette não será impeditivo para alcançar sucesso na vida acadêmica, profissional ou social. Contudo, para um tratamento eficaz é necessário um diagnóstico preciso.
Dada a complexidade dos comportamentos apresentados, é comum que outros transtornos possam estar associados, entre eles o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).
Dessa forma, caso você conheça alguém com tiques motores e vocais que apresente dificuldade para controlá-los, recomende uma avaliação conduzida por um profissional especialista em saúde mental.