Empatia: o que é e por que precisamos olhar as coisas na visão do outro
Com o desenvolvimento tecnológico e industrial das sociedades, a noção de indivíduo foi aos poucos se tornando uma ideia muito importante na cultura ocidental. A ênfase no indivíduo se tornou maior, e também cresceu a incidência de problemas causados pela diminuída capacidade de pensar sob a perspectiva do outro. Nesse contexto, a empatia tem sido um assunto cada vez mais debatido.
Originária da palavra grega “empatheia” que significa “estado de alguma forma de sofrimento, sentimento, ou emoção”, ela é definida de diferentes maneiras.
Preocupada com este tema, Theresa Wiseman revisou diversos estudos e descreveu as principais características: esforço para ver o mundo como o outro vê; postura sem julgamentos; compreensão sobre os sentimentos de outra pessoa; comunicar o quanto você compreende o ponto de vista do outro.
O ser humano como ser social está em constante relacionamento interpessoal em todos os contextos de sua vida. É extremamente difícil ser bem sucedido nos relacionamentos sem desenvolver uma mínima capacidade de imaginar como o outro pode se sentir, uma vez que uma relação sempre envolve duas partes, e estar atento ao outro direciona nosso comportamento para uma postura mais efetiva (Vilardaga, 2009).
Como demonstrar empatia
Existem diversos comportamentos importantes para o desenvolvimento de empatia. Inicialmente, é importante se conhecer para, então, ser possível separar sua visão da perspectiva da outro.
Depois, pode-se buscar identificar habilidades de se comunicar e ouvir genuinamente o outro sem julgamentos ou rotulação dos comportamentos e opiniões diferentes.
Estar atento às próprias emoções e às dos demais numa relação pode ser um hábito importante na habilidade de ver as coisas na perspectiva do outro. Isso permite estar mais sensível na maneira como se influencia os demais.
Por fim, gostaria de propor uma reflexão. Pense em uma pessoa com quem você tem conflitos com frequência. Se pergunte se você, em algum momento, tentou ver as coisas a partir da perspectiva desse outro indivíduo.
Se a resposta for não, será que, se você tentasse, as coisas poderiam ser diferentes? Lembre-se que empatia é uma habilidade importante na manutenção de relacionamentos saudáveis, e, por isso, vale a pena se perguntar e refletir.
Bibliografia
Vilardaga, R. (2009). A Relational Frame Theory account of empathy. International Journal of Behavioral Consultation and Therapy, 5(2), 178-184.
Wiseman, T. (1996), A concept analysis of empathy. Journal of Advanced Nursing, 23: 1162-1167.