Economia comportamental: por que continuamos investindo em algo mesmo quando já sabemos do fracasso?
Diariamente lidamos com investimentos. Investimos tempo, dinheiro e até nossa energia em diferentes projetos profissionais ou até pessoais. Entretanto, em determinado momento do investimento podemos descobrir que esse projeto não vai funcionar. Por que ainda assim continuamos investindo? Uma das explicações é o efeito sunk cost explicado pela economia comportamental.
O efeito sunk cost é uma tendência maior a continuar uma tentativa uma vez que um investimento de dinheiro, esforço, ou tempo foi realizado, mesmo em projetos que já se sabe que provavelmente não haverá sucesso. As evidências nos mostram que psicologicamente a pessoa tende a justificar isso como uma forma de evitar gera um desperdício. Tendemos a nos apegar a um projeto que já investimos de alguma forma, mesmo ao saber que se manter investindo não vai dar algum retorno.
Exemplo: Imagine que uma pessoa abre um negócio. Ela investe tempo, dinheiro, e energia para que esse negócio decole e traga lucro. Contudo, o tempo passa e o projeto não decola, com evidências de que não funcionará. Pode ser que a pessoa que abriu se mantenha colocando dinheiro e investindo, mesmo que as evidências mostrem que o projeto não vai mais funcionar. Ou seja, uma vez que foi feito um investimento, a pessoa tenderá a se manter investindo mesmo com evidências de que não terá sucesso.
Outra questão é que a pessoa que investiu tenderá a sempre avaliar de forma mais positiva do que a média das pessoas que não investiu. Pode ser que a pessoa tenda a ver sinais de possível resultado positivo mesmo que não haja evidências disso. Se uma pessoa que não investiu no projeto do exemplo fosse perguntada se ela investiria nele, muito provavelmente ela diria que não.
Ou seja, a partir do momento que investimos em um projeto (que pode ser um relacionamento) tenderemos a nos manter investindo, e a ver possibilidade de sucesso, mesmo que haja baixa probabilidade racional de funcionar. Se você está investindo em um projeto que não está funcionando, é importante refletir as razões que te mantém engajado, às vezes pode valer a pena desistir.
Bibliografia
Arkes, H. R., & Blumer, C. (1985), The psychology of sunk costs. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 35, 124-140.