É Timidez ou Introversão?
O comportamento humano sempre desperta interesse e curiosidade, especialmente quando nos deparamos com a descrição de características com as quais nos identificamos.
Timidez e introspecção são duas características comuns de comportamento, frequentemente confundidas em razão do seu impacto nas relações sociais. Entretanto, diferenciá-las pode ser determinante para o autoconhecimento e a maneira com que você estabelece suas relações.
A timidez costuma ser um traço presente em pessoas que se interessam pelas relações sociais, gostariam de interagir, entretanto, possuem um nível de autocrítica e insegurança exacerbados. Temem ser mal interpretados, inadequados durante a comunicação e por vezes apresentam tendência ao perfeccionismo. Receiam que não sejam aceitos, bem vistos ou que o rejeitem. Limitados por essas ideias, tem dificuldade em estabelecer relações sociais.
Já a pessoa introspectiva, não apresenta grandes interesses pelas relações sociais, pela possibilidade de comunicação e troca com o outro. Diferente do tímido, ela pode possuir boa desenvoltura comunicativa, porém, aprecia a ideia de ficar sozinho. Necessita de tempo para assimilar ideias e emoções, tendem a ser mais analíticas e menos impulsivas.
Conhecer nosso funcionamento emocional facilita o importante processo de autoaceitação, ou nos permite identificar prejuízos decorrentes dos nossos comportamentos, e buscar por mudanças. Maturidade e saúde emocional caminham juntas e tem como base necessariamente o autoconhecimento.