Doença de Lewy
A doença dos corpúsculos de Lewy, ou simplesmente doença de Lewy, se trata de um quadro pouco reconhecido e muitas vezes confundido com a doença de Alzheimer. Da mesma forma que essa última, a doença de Lewy também é causada por um processo neurodegenerativo, ou seja, há alterações no sistema nervoso causados pela perda de neurônios. Dessa forma, se trata de uma doença que evolui com alterações da cognição que passam a comprometer as atividades cotidianas, ou seja, um quadro demencial.
Algumas características ajudam a diferenciar essa doença. Uma delas é que as alterações na cognição costumam oscilar ao longo do dia. Assim, em alguns momentos o paciente pode se apresentar mais comprometido e em outros ter memória e capacidade de se organizar mais preservadas; em alguns momentos consegue se comunicar de maneira mais eficaz e em outras apresenta fala desorganizada. Da mesma forma que a cognição, costuma haver oscilação de vigília e sonolência ao longo do dia. Dessa forma, se tratam de pacientes que costumam ter mais de duas horas de sono diurno.
Vale ressaltar que a doença de Lewy é uma doença muito próxima à doença de Parkinson, dessa forma, seus portadores podem apresentar sintomas que se assemelham à doença de Parkinson, como tremores e rigidez. Além disso, outro sintoma comum é a presença de alucinações visuais.
Ademais, alterações de sono são frequentes na doença de Lewy e costumam anteceder em anos o início do quadro demencial. São indivíduos que apresentam alteração comportamental do sono REM, que é um quadro no qual a pessoa começa a atuar seus sonhos, dando socos, chutes, se mexendo e gritando durante os sonhos. Geralmente os sonhos nesse caso apresentam conteúdos de perseguição e violência.
Bibliografia: Mast, BT; Yochim, BP. Doença de Alzheimer e demência. 1 ed. São Paulo : Hogrefe, 2019.