Do que eu estava falando mesmo?
Frequentemente diferentes pessoas nas mais diversas faixas etárias com diferentes níveis de instrução podem se perceber pensando: “Nossa, eu estava pensando nisso agora mesmo, mas esqueci”. Como todo fenômeno psicológico, diferentes áreas cerebrais são ativadas. Em situações como essa, o problema pode ocorrer em um tipo específico de memória capaz de alterar a atenção.
A memória operacional é responsável por manter e organizar as informações, sejam elas recentes ou armazenadas há algum tempo. Além disso, ela também permite que essas informações sejam utilizadas durante um raciocínio ou resolução de tarefas, sejam essas de baixa ou alta complexidade.
Também chamada de memória de trabalho, ela é essencial para o aprendizado e outras habilidades fundamentais para o desenvolvimento nos estudos, no trabalho ou em atividades cotidianas.
Veja algumas situações onde é possível identificar a influência da memória operacional:
- Você está contando uma história ou transmitindo uma ideia e alguém interrompe: O tempo em que sua mente se concentra no que você está dizendo, apesar da interrupção, é resultado do bom funcionamento da sua memória operacional.
- Quando você está focado em uma tarefa, vai à cozinha, abre a geladeira e esquece o que ia fazer: A dificuldade de realizar tarefas simultaneamente pode ser uma de falha em sua memória operacional.
- Você precisa fazer um cálculo sem utilizar papel ou calculadora: O trabalho de manter os números na mente, aplicar as regras matemáticas aprendidas que lhe trarão novos números e enfim chegar à resposta correta é a sua memória operacional trabalhando.
- Não se lembrar o que fazer após receber instruções longas e dadas em várias etapas, como um caminho ou obrigações escolares/do trabalho.
- Esquecer-se de objetos, eventos ou nome de pessoas que foram anteriormente apresentes é um sinal clássica de falha na memória operacional.
Caso você tenha identificado possíveis falhas em sua memória operacional, considere se realmente há prejuízo em tais episódios de esquecimento ou falhas de atenção. Em caso positivo, não perca tempo e procure ajuda profissional. Afinal, nunca é tarde para potencializar o funcionamento cerebral.
1 Comment
Anete Mancini
Muito bom. Obrigada