Distimia
A distimia consiste num quadro depressivo persistente. A pessoa com esse diagnóstico apresentará humor depressivo na maior parte do dia, na maioria dos dias, por pelo menos dois anos, ou por pelo menos um ano em caso de crianças e adolescentes.
O transtorno depressivo persistente normalmente apresenta início precoce e insidioso (infância, adolescência ou início da idade adulta) e de curso crônico. O início antes dos 21 anos, ou seja, precoce, está associado a uma probabilidade maior de transtornos de personalidade e de transtornos por uso de substâncias comórbidos.
O impacto que esse transtorno gera no funcionamento social e profissional varia entre os indivíduos, porém os efeitos podem ser grandes.
O tratamento consiste em uso de medicamentos e acompanhamento com psicoterapia.
- Author Details
A medicina sempre foi algo muito presente em minha vida por ser filha de médicos. Ao me formar na escola pensei em cursar psicologia e jornalismo, porém não consegui negar as minhas origens. A psiquiatria sempre foi uma opção pelo prazer da escuta e por entender a importância do acolhimento, mas a pediatria também me atraía pelo fato de gostar muito de crianças. No quarto período da faculdade descobri a psiquiatria infantil e desde então decidi enveredar por esse caminho.
Me formei na Faculdade de Ciências Médicas de MG, mas me mudei para SP para fazer residência. A formação em psiquiatria ocorreu pela Faculdade de Medicina do ABC e a formação em psiquiatra da infância e adolescência se deu pela UNIFESP.
O meu diferencial é fazer um atendimento juntamente com a equipe multidisciplinar, visando as trocas para um maior e melhor cuidado com o paciente.
Durante a formação psiquiátrica atuei em toda a grande São Paulo, conhecendo diferentes realidades e podendo observar como um tratamento adequado ao contexto do paciente, pode de fato modificar vidas.
Me identifiquei principalmente com os quadros agudos, com demandas emergenciais, e com o encanto do atendimento lúdico de crianças e adolescentes. Realizei minha subespecialização em psiquiatria da infância e adolescência
pela UNIFESP mas não abri mão de seguir atuando nas zonas carentes da cidade.
A curiosidade quanto a mente e o comportamento humano ainda é um grande motivador da busca por conhecimento e por isso iniciei meu estudos quanto a orientação de pais e cuidadores.
Meu diferencial é o atendimento focado na individualidade do ser humano, com escuta acolhedora e paciente. Atuando em conjunto com a realidade e necessidade do outro.