Discalculia
A Discalculia é um transtorno de aprendizagem que interfere na capacidade de realização de operações aritméticas (cálculo e raciocínio matemático).
O indivíduo que possui discalculia apresenta desempenho acentuadamente abaixo do esperado para a idade cronológica, a inteligência medida e sua escolaridade, chegando a interferir no rendimento escolar e na vida diária.
Os déficits envolvem tanto habilidades linguísticas (como compreender ou nomear termos, operações ou conceitos matemáticos e transpor problemas escritos em símbolos matemáticos) e perceptuais (reconhecer ou ler símbolos numéricos ou aritméticos e agrupar objetos em conjuntos), assim como habilidades de atenção (copiar corretamente números ou cifras, lembrar de somar os números “levados” e observar sinais de operações) e matemáticas (seguir sequências de etapas matemáticas, contar objetos e aprender tabuadas de multiplicação).
Muitos estudos se concentram na prevalência dos Transtornos da Aprendizagem, sem o cuidado de separar transtornos específicos da Leitura, Matemática ou Expressão Escrita.
Constatou-se que 1% das crianças em idade escolar apresenta transtorno de aprendizagem.
Quando feito o diagnóstico em idade pré-escolar, a criança demonstra confusão para conceitos numéricos e pela Incapacidade de contar corretamente. As dificuldades são mais evidentes na 2ª ou 3ª série, mas eventualmente o déficit pode passar despercebido até a 5ª série ou depois.
2 Comments
Anete Mancini
Excelente
Esclarecedor
Jhuly dos santos rocha
Me identifiquei bastante nesse texto. Tive muitas dificuldades com cálculos matemáticos durante o meu período escolar (matemática, física, química)… Me formei o ano passado, agora eu tomei por com ciência,que eu poderia ter aproveita pra tirar as minhas duvidas ali naquele momento, mas eu deixei passar batido, agora eu vejo o caos que isso causou na minha vida, no meu desenvolvimento. Parece que as teorias, formulas não entra na minha cabeça. Não é fácil, mas eu não vou desistir, pois eu quero cursar… E é bem concorrido. Pros olhos humanos pode parecer impossível cursar o que eu quero. Mas pra Deus não é! Eu creio…